1

Um programa especial, temático na sonoridade das Ilhas Britânicas. Começamos com a Altan, banda irlandesa com mais de 30 anos de carreira e que com seu novo disco, o “Donegal” continua fiel à missão de transportar os ouvintes para uma época passada na Irlanda rural e ao mesmo tempo, consegue fazer uma conexão com o presente.
Depois, ouvimos Sam Lee, considerado um guardião folclórico da música nativa, principal voz do movimento ambientalista e criador do festival de musicas tradicionais Singing with Nightingales. Ouvimos juntos algumas faixas do seu novo disco, “songdreaming”, onde apresenta uma profunda conversa entre os humanos e a natureza, como se nela estivesse a cura para nossos males.
Na Irlanda, descobrimos algumas músicas do disco “Look Over The Wall, See The Sky”, de John Francis Flynn. Nesse trabalho, ele desfaz a música tradicional irlandesa e rearranja tudo com uma força emocional capaz de embriagar, fazendo a gente flutuar em um espaço surreal entre o passado e o presente, o analógico e o digital, entre o amor e a tragédia. Terminamos a nossa viagem com o “Irish trad punks” da The Mary Wallopers, uma banda de música folclórica irlandesa contemporânea com sede em Dundalk, no Condado de Louth. Produção e apresentação: Janaína Ávila. Confira todas as músicas do programa:

  1. Altan – “Liostáil mé le Sáirsint” (Irlanda)
  2. Altan – “Port Árainn Mhór/Port Kitty Rua Mooney (Irlanda)
  3. Altan – “The Yellow Tinker” (Irlanda) (03:03)
  4. Sam Lee – “Bushes and Briars” (Reino Unido)
  5. Sam Lee – “Meeting Is A Pleasant Place” (Reino Unido)
  6. Sam Lee – “Sweet Girl McRee” (Reino Unido)
  7. John Francis Flynn – “Mole In The Ground” (Irlanda)
  8. John Francis Flynn – “Dirty Old Town” (Irlanda)
  9. John Francis Flynn – “The Seasons” (Irlanda)
  10. The Mary Wallopers – “Cod Liver Oil & The Orange Juice” (Irlanda)
  11. The Mary Wallopers – “Love Will Never Conquer Me” (Irlanda)
  12. The Mary Wallopers – “Frost Is All Over” (Irlanda)
  13. The Mary Wallopers – “Eileen Og” (Irlanda)
    O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e da LIMúR: Lista Ibérica de Músicas de Raíz/Raiz e também está na programação da Radio Crónica Folk Musical.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn