1

A BKO (na foto) é um quinteto de Bamako, capital do Mali e reúne pela primeira vez, o violão dos griots com os alaúdes de seis cordas dos Donzo – grupo tradicional de caçadores de Bambara e com isso, nos leva para outro país, mais moderno e urbano. Depois vamos para dentro de explosão de sons indisciplinada, descontruída e perturbada com o tradicional socando o futurista e vice-versa com o som “Griot Punk Noise” da Avalanche Kaito, formada pelo vocalista e multi-instrumentista Kaito Winse, de Burkina Faso com o duo pós-punk em Bruxelas formado pelo baterista Benjamin Chaval e o guitarrista Nico Gitto.

Damos uma acalmada com a Gankino Circus, da Alemanha. O estilo é abertamente inspirado no universo circense antes de voltar para a África, com Minyeshu, cantora e bailarina etíope que hoje vive em Eindhoven, nos Países Baixos. Na Turquia, ouvimos duas faixas do novo disco de Ali Doğan Gönültaş e depois seguimos para Gana, com a cantora gospel Linda Ayupuka, também representante da cultura musical Fra Fra, povo do norte do País. Viajamos no tempo e para a África do Sul com a The Movers, banda que fez um enorme sucesso no cenário musical do país racialmente segregado no início dos anos 70. O The Movers virou uma sensação local e foi a primeira banda de sul-africanos negros com musica tocando nas estações de rádio brancas da África do Sul.

Com os franceses da L’Attirail visitamos as Grandes Planícies antes de encontrar a Fanfara Station, trio formado pelo tunisino Marzouk Mejri, pelo DJ italiano Ghiaccioli & Branzini e pelo americano Charles Ferris. O Fanfara Station faz uma homenagem aos feitos épicos dos migrantes do Mediterrâneo, às culturas musicais da diáspora africana e aos antigos laços do sul da Europa com o Oriente Médio, o Magrebe e as Américas. Confira a lista completa das músicas do programa:

BKO – “Bamako” (Mali)
BKO – “Toumaro” (Mali)
Avalanche Kaito – “Toulele” (Burkina Faso/Belgica)
Gankino Circus – “Sommer” (Alemanha)
Minyeshu – “Fidel” (Etiópia)
Ali Doğan Gönültaş – “Bostano” (Turquia)
Ali Doğan Gönültaş – “Entercîme” (Turquia)
Linda Ayupuka – “Daguna” (Gana)
The Movers – “Soweto Inn” (África do Sul)
The Movers – “2nd Avenue” (África do Sul)
L’Attirail – “Swagman Star” (França)
Fanfara Station – “Madinafrika” (Tunísia/Itália/Estados Unidos)
Fanfara Station – “Nagran” (Tunísia/Itália/Estados Unidos)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn