Começamos o passeio na Nigéria, com o novo disco de Okwy Osadebe and Highlife Soundmaker, herdeito legítimo do estilo musical que nasceu no leste do país em meados da década de 1950 pelo gênio criativo de Osita Osadebe, pai do artista. Batizado de “Ifunanya” (Palenque Records), o disco faz uma exploração da essência verdadeira e não adulterada do amor.
Depois, vamos para a Turquia, com a cantora de origem curda Olcay Bayir que faz uma música que mistura composições originais e canções baseadas na tradição da música folclórica da Anatólia. No seu novo trabalho, “Tu Gulî” (ARC Music) dá voz às dificuldades do valente povo da região através de uma coletânea de canções curdas alevitas numa bela homenagem à sua própria origem multicultural e multilinguística.
Encerrando o programa, o som árabe-eletro-pop sírio-libanês do duo Bedouin Burger, formado pela cantora de Damasco, na Síria, Lynn Adib junto com Zeid Hamdan, produtor musical libanês. Descobrimos juntos algumas faixas do disco “Ma Li Beit” (PopArabia) que nos apresenta uma sonoridade moderna perfumada pela tradição musical desse encontro. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Okwy Osadebe and Highlife Soundmakers – “Onyeka Chukwu” (Nigéria)
- Okwy Osadebe and Highlife Soundmakers – “Ije Uwa”
- Okwy Osadebe and Highlife Soundmakers – “Ifunanya”
- Olcay Bayir – “Edlê” (Turquia)
- Olcay Bayir – “Husna”
- Olcay Bayir – “Ötme Bülbül”
- Olcay Bayir – “Tal Tala”
- Bedouin Burger – “Taht El Wared” (Síria/Líbano)
- Bedouin Burger – “Yaman Hawa”
- Bedouin Burger – “Zamel”
- Bedouin Burger – “Nomad”