Começamos a nossa viagem com a Buzz’Ayaz, banda de Chipre capitaneada por Antonis Antoniou. Vamos, praticamente, terminar de ouvir o excelente disco homônimo de estreia do grupo pela Glitterbeat Records. Na minha modesta opinião um dos melhores discos do ano até agora e que traz um som inspirado nos anos 60 e 70, com tudo dosado perfeitamente e tintas carregadas de psicodelia.
Depois, vamos para a Geórgia para encontrar outro velho conhecido do Mundo Sonoro. Tamada é um cantor, compositor e produtor georgiano de Tiblissi que mistura o folclore tradicional da Geórgia com a música eletrônica e faz isso com um objetivo bem claro: inspirar a unidade em seu país, que é dividido social e politicamente. Ouvimos algumas faixas do seu segundo disco, o “9 Deadly Sins for Tamada” (Alt Orient), inspirado em nove pecados recém-definidos, numa experiência profundamente pessoal e filosófica.
Fechando o nosso passeio, outro disco muito bom do VAQO , projeto musical de Vakhtang Kantaria, uma banda de um homem só da Estônia. Impronunciável para mim, o disco “Shelotsvebi tanamedrove bavshvebi motsamluli vashlebi” (Bloom Music) é pura paulada, um raro e autêntico exemplo de rock no idioma georgiano. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Buzz’ Ayaz – “Fysa” (Chipre)
- Buzz’ Ayaz – “Arkos”
- Buzz’ Ayaz – “Ate Pale”
- Buzz’ Ayaz – “Meres”
- Tamada – “Dao” (Geórgia)
- Tamada – “Turkish Coffee”
- Tamada – “Pachi-Puchi”
- Tamada – “Pranchia”
- VAQO – “Tsodvilo tsodvilo” (Estônia)
- VAQO – “Harulalo Rock”
- VAQO – “Dado”
- VAQO – “Shelocva”