Começamos na Noruega com a cantora, musicista, ativista e ícone cultural Mari Boine que há muito usa a sua voz, musical ou não, para promover a defesa da preservação da cultura e identidade Sámi, um grupo étnico nativo da Lapônia. Ouvimos algumas faixas do seu novo disco, o “Alva” ( ByNorse) onde a artista procura transmitir um sentimento de opressão e frustração, raiva e tristeza, que deriva da história desse povo originário.
Depois, ouvimos a Afro Celt Sound System e algumas músicas do novo disco, o “OVA” (Six Degrees Records) que nos apresenta uma nova jornada musical da banda e marca também a homenagem ao fundador, o guitarrista britânico Simon Emmerson. Uma banda diferente de todas as outras, que consegue fazer a fusão entre os ritmos da África Ocidental com a música tradicional irlandesa
Nosso passeio termina na França, com o novo disco da Lo’Jo, banda de Angers, que em “Feuilles Fauves” (Yotanka/Integral) promove encontros mágicos entre o grupo e outros nomes importantes da música do mundo, numa verdadeira caravana de sons e magia, como se a vida valesse a pena viver em toda a sua complexidade e emoções, sejam elas quais forem. No novo álbum do grupo, as tradições musicais absorvidas nas inúmeras viagens isso sem falar nas contribuições prestigiosas. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Mari Boine – “Dánsso fal mu váhkaran” (Noruega)
- Mari Boine – “Die dien luohkkái”
- Mari Boine feat. Ella Marie – “Lean dás”
- Mari Boine – “Anárjoh’gáttis”
- Afro Celt Sound System – “Magical Love” (UK)
- Afro Celt Sound System – “N’Faly Foli”
- Afro Celt Sound System – “The Lockdown Reel”
- Lo’Jo feat. Jupiter& Okwess – “Mandiego” (França/RDC)
- Lo’Jo feat. Jupiter& Okwess – “Viens” (França/RDC)
- Lo’Jo feat. René Lacaille – “Josephine” (França/Ilhas da Reunião)
- Lo’Jo feat. Melissa Laveaux – “Julie” (França/Canadá)
- Lo’Jo – “Les Feuilles Fauves”