1

Hoje (27), segundo e último dia do Vestibular 2026 da UEL, está sendo aplicada a Prova de Conhecimentos Específicos com questões discursivas somente para candidatos de 12 cursos.

Essa prova é restrita aos 12 cursos de maior concorrência, com base na média da relação candidato/vaga dos últimos três vestibulares da UEL, que são os seguintes: Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

As provas têm duração de três horas e incluem 9 questões discursivas, distribuídas entre a disciplina de Sociologia (comum e obrigatória para todos os cursos) e duas disciplinas indicadas como prioritárias pelos Colegiados dos cursos.

Com formato aprimorado de provas em fase única de dois dias, a UEL iniciou o Vestibular 2026 neste domingo (26) para 17.296 candidatos – quase mil a mais que a edição passada. No primeiro dia, todos os candidatos responderam à prova de Conhecimentos Gerais com 60 questões de múltipla escolha abrangendo todas as áreas do conhecimento, além da Prova de Redação com proposta única no formato dissertativo-argumentativo e com horário estendido.

“Viver o sonho do outro é sobreviver. Mas viver o próprio desejo é, enfim, existir” foi o tema da Prova de Redação. A UEL propôs reflexão sobre ansiedade. Os vestibulandos foram desafiados a desenvolver um texto tendo como base reportagem da Folha de Londrina da área de saúde que tem como título “Quando o sonho não é seu: frustração e perseguir ideais alheios”. Já o tema que regeu a prova de Conhecimentos Gerais foi “Fenômenos”, com abordagem ampla sobre os fenômenos sociais, culturais, ambientais e econômicos.

Sobre índice de abstenção, 14,68% do total de 17.296 inscritos não compareceram neste domingo, o que equivale a cerca de 2.539 candidatos que deixaram de fazer a Prova de Conhecimentos Gerais e a Prova de Redação. De acordo com a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, o percentual representa uma queda considerável em relação ao concurso passado, quando o volume de ausentes chegou à marca de 20,6%, ou seja, 3.365 ausentes. Na comparação entre os dois últimos concursos, a redução chega perto da casa dos 25%.

A UEL oferta 2.019 vagas, em 53 cursos de graduação.

Apresentação: Eliete Vanzo
Diretor de Estúdio: Ricardo Lima
Foto: André Ridão (COM/UEL)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn