1

Começamos ouvindo Oriol Marès & Talal Fayad Quartet, projeto de música fusion que reúne diferentes origens culturais. Oriol Marès é um clarinetista e compositor de jazz e música latina de Girona, na Espanha, enquanto Talal Fayad é um tocador de oud e compositor da Síria. Em “Estuarium” (AudioMaze) ambos buscam encontrar um terreno artístico comum por meio de seus próprios arranjos e composições.

Depois, escutamos uma reunião de família, com o primeiro disco dos irmãos franceses Matthieu Saglio e Camille Saglio, o “Al Alba” (ACT Music). Matthieu estudou música clássica e é movido pela paixão de explorar diferentes culturas sonoras, conseguindo combinar tudo com influências do jazz e da música do mundo. Camille, o outro irmão, é cantor e se interessou pelo canto seduzido pelo entusiasmo de seu irmão mais velho, o Matthieu, pelo violoncelo. O resultado disso é sublime!

Damos um salto e vamos para na Oceânia, com o primeiro disco de Charles Maimarosia, multi-instrumentista de calibre único, com talentos em violão, ukulele e panpipe, além de ser um vocalista incrivel. Ele das Ilhas Salomão e em “Hote’ Hote’” (Wantok Musik) nos apresenta uma mistura de sons contemporâneos e tradicionais.

Nossa viagem termina com um espanhol na Bahia. Luis Giménez Amorós lança mais um volume da série “The Unknown Spanish Levant” e dessa vez, fala de Brasil, especialmente da música do recôncavo baiano. “Bahia-Levant” (KRB) foi gravado em Salvador durante a estada anual de Luis Giménez Amorós como professor visitante de Etnomusicologia na UFBA e o álbum leva as canções do cancioneiro popular de Villena e os estilos musicais tradicionais do Levante a uma dimensão desconhecida, juntamente com sonoridades baianas e claro, muito brasileiras. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Oriol Marès & Talal Fayad Quartet – “Kasi Lama” (Espanha/Síria)
  2. Oriol Marès & Talal Fayad Quartet – “Calle 52”
  3. Oriol Marès & Talal Fayad Quartet – “Gitme“
  4. Matthieu Saglio & Camille Saglio – “Movement” (França)
  5. Matthieu Saglio & Camille Saglio – “Miba”
  6. Matthieu Saglio & Camille Saglio – “Amelui”
  7. Charles Maimarosia – “Roropau” (Ilhas Salomão)
  8. Charles Maimarosia – “Haiamasina”
  9. Charles Maimarosia – “Nanaratana Hu’a Kuramauri”
  10. Luis Giménez Amorós – “Berimbau Levant” (Espanha)
  11. Luis Giménez Amorós – “Ay Marea Marea”
  12. Luis Giménez Amorós – “Jota Brasileira”
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn