“Precisamos Falar Sobre Maria da Penha”: nova coluna da UEL FM

A cada dois minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica no Brasil, o dado foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no final de 2019. Este problema tem chamado a atenção de muitos setores da sociedade como a da historiadora e advogada, Eliane Patrícia Araujo.

Foto: Arquivo Pessoal

Formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ela iniciou as discussões sobre violência doméstica ministrando palestras para estudantes de escolas estaduais na cidade. O trabalho com os alunos foi o meio pelo qual a profissional encontrou para retribuir todos os conhecimentos adquiridos após frequentar o ensino superior público.

Mais adiante, propôs levar os debates também para os ouvintes da Rádio UEL FM. Assim, na próxima terça-feira, 16 de junho, estréia a coluna: “Precisamos falar sobre Maria da Penha”.

A produção irá ao ar semanalmente, às terças-feiras entre 12h às 12h45min, e abordará as diversas violências de gênero como violência física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e obstétrica a partir das análises de especialistas. Para Eliane Araújo, a principal finalidade da coluna é auxiliar as mulheres a conhecerem os seus direitos e, então, sentirem-se mais empoderadas para saírem de relacionamentos abusivos.

Porém, ela ressalta que a criação não tem como público alvo apenas as mulheres, pois considera que as questões de gênero devem ser debatidas por todos. Nesse sentido, avalia que: “silenciar o gênero é reproduzir as desigualdades, é ignorar a diversidade e a possibilidade de uma vida feliz com nossas próprias escolhas no campo sexual e reprodutivo. Falar de gênero é garantir que todos sejam respeitados por suas escolhas e afetos de forma que qualquer maneira de amor valha à pena”.

Também destaca que ao longo da programação, canais para acolhimento e denúncias também serão divulgados e informa que a fim de facilitar a comunicação com os ouvintes, a coluna terá um número de WhatsApp pelo qual perguntas poderão ser encaminhadas para ela e os entrevistados.

Não deixem de acompanhar mais esta iniciativa da Rádio UEL FM!

Reportagem: Franciele Rodrigues

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn