Vestibular 2024 da UEL: Tema da redação e índice de abstenção. Confira as informações do primeiro dia da 2ª fase do concurso, realizado neste domingo (26)

Os 7.075 candidatos aprovados na 1ª Fase responderam neste domingo (26) as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, com 20 questões objetivas; Língua Estrangeira, com 10 questões objetivas e Redação, que pode propor até quatro produções textuais. Na segunda-feira (27), será a vez da prova de Conhecimentos Específicos, composta de 12 questões discursivas. E na terça (28), a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

As provas começaram pontualmente às 14 horas, em 235 salas distribuídas nos oito Centros de Estudos do Campus Universitário – CCB, CCE, CTU, CCA, CLCH, CESA, CECA e CEFE.  Diferentemente da 1ª Fase, esta foi realizada exclusivamente em Londrina.

Além do Campus da UEL, as provas também serão aplicadas na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) I, II e III; Casa de Custódia, Patronato Penitenciário, Cadeia Pública Feminina e no Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon). Um total 216 pessoas privadas de liberdade foram aprovadas na 1ª fase do concurso, considerando que 570 pessoas nestas condições se inscreveram para o Vestibular. A primeira convocação do Vestibular será divulgada em 16 de janeiro de 2024.

REDAÇÃO

Este ano os candidatos foram desafiados com duas questões de redação. A primeira trouxe o tema A crise da água no mundo, apresentando um pequeno texto introdutório e dois infográficos com informações sobre o consumo de água. A prova solicitava um texto dissertativo argumentativo de até 20 linhas sobre o assunto.

A segunda proposta de redação trouxe um artigo publicado na Folha de Londrina, de autoria do consultor Abraham Shapiro, sobre a realidade da vida moderna e o desafio para uma adequada administração do tempo. A questão pedia a redação de um pequeno texto conclusivo de até seis linhas.

ABSTENÇÃO

Um total de 511 candidatos (considerando um universo de 7.075 estudantes) deixaram de comparecer neste domingo (26) na 2ª fase do Vestibular 2024 da UEL.

Boletins: Valéria Giani e Eliete Vanzo
Colaboração: Karine Silva (estagiária)
Operador de áudio: Bento Ferreira
Direção Geral: Edyr Pedro