UEL FM mostra faixa a faixa do primeiro disco de seo Nelson

1

A UEL FM mostra nesta sexta, às 13 horas, o faixa a faixa do disco Vida em todo canto, de Nelson José da Silva, o seo Nelson. Um dos sambistas mais queridos de Londrina, que recentemente comemorou 87 anos, ganhou seu primeiro disco graças a um esforço coletivo de músicos e artistas. O programa também vai ao ar neste sábado, às 11 horas, e na próxima quarta, dia 1º de junho, às 18 horas.

O faixa a faixa é também uma homenagem ao produtor musical e arranjador do disco, Israel Laurindo, que produziu o especial pra rádio. Israel partiu em março, aos 38 anos. O programa foi localizado pela família no computador do músico, a pedido de Ronaldo Matos, que assinou a produção executiva do disco. Ele também é professor do curso de Música na UEL. O especial teve produção de Israel, com pós-produção de Matos e finalização da UEL FM.

Vida em todo canto foi lançado em 2021, graças a um financiamento coletivo organizado por Israel e Ronaldo. Eles reuniram mais de 30 músicos que não cobraram cachê. As gravações foram feitas no Plugue Estúdio por Julio Anizelli. Samuel Lopes, o Samuca, foi o técnico de captação.

O projeto gráfico do disco é de Petra Schauff, com capa do artista Odil Miranda Ribeiro, que fez um retrato de Nelson José da Silva em aquarela. Vai sair também um E-book gratuito com as canções de autoria dele, acompanhadas de melodia, cifra, arranjo e comentários do próprio seo Nelson. O E-book estava sendo produzido por Laurindo e o material também foi localizado no computador do músico.
O CD tem 10 temas entre sambas, choros, valsas, serestas e boleros. Conta com duas composições de seo Nelson (Descendentes de Crisolina e Triste Lembrança), além de temas de Noel Rosa, Ataulfo Alves, Pedro de Almeida, Cícero Nunes e Herivelto Martins, Bié e Durvalino, além de uma parceria de seo Nelson como José Renato Souza Abduani.

Seo Nelson costuma dizer que é “mineiro de nascença, paulista de sobrevivência e londrinense de coração”. Ele vive na cidade desde 1997. Integrou o Clube do Choro e o Quarteto do Samba. Sua participação nas rodas de samba de festas, bares, repúblicas universitárias e vilas culturais influenciou as novas gerações. Já dividiu o palco em eventos londrinenses com grandes nomes do samba como Nelson Sargento, Monarco, Marquinhos PQD e Barberinho do Jacarezinho.

Nelson José da Silva nasceu em 23 de maio de 1935, no vilarejo Viçoso, município de Ponte Nova, zona da mata mineira. Começou na música ainda criança – aos 11 anos já tocava cavaquinho. Passou por conjuntos que animavam bailes de formatura como o “Cometas do Ritmo”, na década de 1960. Também se apresentou com regularidade no bar do Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista. O músico tem cinco filhos, oito netos e cinco bisnetos. Por quase seis décadas foi casado com Beatriz, que morreu em outubro de 2018. Vive com a filha Petunia Bordoni, uma das maiores incentivadoras de sua música.

Serviço
Vida em todo canto
Faixa a faixa do disco de seo Nelson
Nesta sexta, dia 27, às 13 horas
Sábado, dia 28, às 11 horas
Quarta, dia 1º de junho, 18 horas
Produção de Israel Laurindo e Ronaldo Matos
Finalização: Patricia Zanin
Na UEL FM (107,9 MHz e no aplicativo)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn