Mundo Sonoro

1

Um Mundo Sonoro muito especial, só com músicas em espanhol. Começamos no Chile, com Evelyn Cornejo, cantora e compositora de Caliboro, no interior de Maule. Suas composições falam amor, com melodias de raízes folclóricas e latino-americanas além de críticas sociais e políticas. Depois, vamos para a Espanha, com Muerdo, cantor, compositor e poeta. Na Argentina, encontramos Gustavo Cerati (na foto), que inspirou essa edição do Mundo Sonoro; ele é um dos nomes mais influentes e renomados do rock hispano-americano e uma lenda do rock latino-americano. Ainda no país vizinho, ouvimos os argentinos de La Máquina de Hacer Pájaros.
Ouvimos duas músicas com Lhasa De Sela dona de uma discografia que mescla a tradição musical mexicana, a música klezmer e o rock, cantando em três idiomas: espanhol, francês e inglês. Voltamos para a Argentina com Luis Alberto Spinetta, Daniel Ferrón e Rodolfo García com uma faixa do primeiro disco póstumo de Spinetta, considerado um dos mais importantes e respeitados músicos do mundo de língua espanhola pela complexidade instrumental, lírica e poética de sua obra.
Voamos para Porto Rico, com o talento imenso de iLê que começou a carreira na adolescência, foi a única voz feminina do Calle 13, grupo famoso de rap latino, junto com os irmãos René Pérez Joglar, o Residente e Eduardo Cabral Martínez, o Visitante. Voltamos para a Espanha com o duo Ombligo, para a Argentina com outro duo, o Ainda e uma versão especial para um clássico do cancioneiro latino-americano e terminamos nossa viagem no Uruguai, com Martín Buscaglia, que faz parte de uma família chave na cultura de Montevidéu dos últimos 50 anos.
O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da CBF Webradio. Confira a lista completa das musicas do programa:

  1. Evelyn Cornejo – “Alerta” (Chile)
  2. Evelyn Cornejo –“Los Ratones” (Chile)
  3. Muerdo – “Lejos de la Ciudad” (Espanha)
  4. Gustavo Cerati – “Cactus” (Argentina)
  5. La Maquina di Hacer Pájaros- – “Como Mata el Viento Norte” (Argentina)
  6. Lhasa De Sela – “El Desierto” (Estados Unidos/Canadá)
  7. Lhasa De Sela – “De Cara a la Pared” (EUA / Canadá)
  8. Spinetta, García, Ferrón – “Apenas Floto” (Argentina)
  9. iLê – “Extraña de Querer” (Portp Rico)
  10. Ombligo – “La Bebida” (Espanha)
  11. Ainda – “Recuerdos de Ypacaraí” (Argentina)
  12. Martín Buscaglia – “Ante la Duda Todo” (Uruguai)
  13. Martín Buscaglia feat. Arnaldo Antunes – “Cerebro, Orgasmo, Envidia & Sofía” (Uruguai)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn