1

Nesse Mundo Sonoro, partimos da França com Antonin, a voz e guitarra do célebre grupo Hangar agora em carreira solo. Ele abre o programa na companhia do duo Polo&Pan. Ainda na França, ouvimos o som “afropean” de DjeuhDjoah e Lieutenant Nicholson e voamos para os Estados Unidos para conhecer a Say She She, com especial atenção para os vocais da indiana Piya Malik. Ainda por lá, celebramos os 50 anos do hip hop com Archie Shepp, Raw Poetic & Damu the Fudgemunk.

Na África, vamos para Gana ouvir Gyedu-Blay Ambolley, músico, compositor e produtor especializado no highlife e que foi o primeiro a incorporar formalmente o rap aos ritmos locais criando um gênero musical que ele mesmo batizou de Simigwa. No Senegal, ouvimos a Gestü Dakar uma das bandas que promoveu uma verdadeira revolução musical no próprio país no começo dos anos 1980, influenciados pel música cubana, o soul e o funk afro-americano. De ascendência guianense, Candy McKenzie gravou um disco na Jamaica com Lee “Scratch” Perry, álbum que foi considerado perdido, mas recuperado pela Trojan Records e do qual ouvimos uma faixa. E depois, nos deixamos maravilhar pela voz de Nina Simone, que dispensa grande apresentações.

Nossa viagem termina onde começou, na França, com o som de Blundetto (na foto), nome do projeto do produtor e músico multi-instrumentista francês Max Guiguet, bastante conhecido por ter um processo criativo que bebe na fonte do reggae e do dub mas também pode surpreender e te arrastar para algum clube de jazz de Paris, sem deixar de flertar com o downtempo, trip hop, e outros sons. Confira a lista completa das músicas e artistas do programa:

  1. Antonin – “Ça fait du bien /Polo & Pan Remix” (França)
  2. Antonin – “Je veux mourir avec toi /Polo & Pan Remix” (França)
  3. DjeuhDjoah & Lieutenant Nicholson – “Tangue à l’envie” (França)
  4. Say She She – “Forget Me Not” (EUA/Índia)
  5. Archie Shepp, Raw Poetic & Damu the Fudgemunk – “Tulips” (Estados Unidos)
  6. Gyedu-Blay Ambolley – “The Message” (Gana)
  7. Gestü de Dakar – “Anina” (Senegal)
  8. Candy McKenzie – “Keep Him Strong” (UK/Jamaica)
  9. Nina Simone – “Funkier Than A Mosquito’s Tweeter” (Estados Unidos)
  10. Blundetto – “Dub Azucar” (França)
  11. Blundetto feat. Hindi Zahra – “Fly High” (França/Marrocos)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn