Mundo Sonoro

1

Uma viagem especial, inspirada pelas sonoridades do reggae jamaicano. Começamos longe de casa, no Japão com a “The Japonicans” e depois, com a Tokyo Ska Paradise Orchestra. Depois, vamos para a Argentina, com a Los Autenticos Decadentes, banda com 35 anos de estrada. Chegamos na África, para ouvir o disco que marca a estreia do senegalês Cheikh Ibra Fam no mercado internacional e ele está na companhia da reggaewoman franco-cabo-verdiana Mo’Kalamity. Ainda no Senegal, ouvimos Cheikh Lô junto com o acordeonista francês Fix e a cantora brasileira Flávia Coelho.

Voamos para a França para ouvir uma belíssima versão reggae para uma das músicas mais importantes do repertório da diva dos pés descalços de Cabo Verde, Cesária Évora. Quem fez isso foi o francês Rod Anton e o desafio era tanto que ele precisou da ajuda do The Congos, histórica banda de reggae jamaicana aproveite e se delicie com a voz em falseto de Cedric Myton. Nossa viagem ainda nos leva para as Colinas de Golã, com a Tootard e no caminho, encontramos a Dub Caravan, projeto de Felix Aburdene, um artista multi-instrumentista, produtor e compositor de ascendência palestina. O Dub Caravan não está vinculado a nenhum lugar, país ou cidade, simplesmente vagueia recrutando poetas, cantores, músicos e artistas de várias culturas e países para criar sons originais.
Seguimos para Israel, com a Zvuloon Dub System, considerada por muitos a banda mais importante de reggae do país. A viagem termina na França, com a L’Entourloop, duo formado pelos senhores King Jones e Sir Johnny. É um coletivo francês, com essa dupla que se apresenta usando máscaras, como se fossem dois velhinhos djs, com os rostos marcados pelo tempo. Confira a lista completa das músicas do programa:

The Japonicans – “Kuchinashi no hana” (05:20)
The Japonicans – “Orenji” (03:46)
Tokyo Ska Paradise Orchestra – “Forest Burning Beautifully” (Japão)
Los Autenticos Decadentes feat. Bronco e Ska Tokyo Paradise – “Oro” (Argentina /México/ Japão)
Cheikh Ibra Fam feat. Mo’ Kalamity – “Diom Gnakou Fi” (Senegal/ Cabo Verde)
Cheikh Lo feat. Flavia Coelho & Fixi – “Degg Gui” (Senegal / Brasil / França)
Rod Anton feat. The Congos – “Sodade” (França/ Jamaica)
Tootart – “Jeena” (Colinas de Golã)
Dub Caravan – “Manama” (Jordânia)
Zvuloon Dub System – “Zelel Zelel” (Israel)
L’Entourloop e Panda Dub – “Le bonheur” (França)
L’Entourloop, The Architect, Skarra Mucci – “Dreader Than Dread” (França / Jamaica)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn