UEL FM tem novo colaborador em programa de música francesa

A UEL FM estreiou neste domingo, às 2 da tarde, a nova temporada do Les Belles Chansons, agora apresentado pelo músico e professor Rodrigo Munhoz. Prevista para março, a nova etapa do programa de música francesa da rádio teve de esperar mais um tempo por conta da pandemia do novo coronavírus.

No programa de estreia, Munhoz incluiu temas feitos nesse momento de distanciamento social. Como uma versão nova de La tendresse, batizada de Symphonie confinée. A canção, de 1963, diz ser possível viver sem riqueza e glória, mas não sem ternura. Reapareceu nas redes sociais mês passado, com interpretação de um grupo de 45 músicos franceses e italianos. Com novo arranjo, cada um gravou a música em sua própria casa.

Munhoz também propõe interação com o público no quadro Ma belle chanson, em que o ouvinte e o internauta pode enviar áudios e vídeos com uma história pessoal que lhe faça lembrar uma música francesa.
Segundo ele, é um desafio estrear um programa na pandemia e implica em maior planejamento. “Também a possibilidade de levar esperança e reflexão, além de cultura, informação, entretenimento e descontração”, explica. Munhoz tem mais de 20 anos de experiência no ensino de francês e mantém o canal Francês Total no YouTube. Formado em Letras pela UEL, especializou-se no Ensino de Línguas Estrangeiras na universidade e fez mestrado na Université de Poitiers, além de cursos e aperfeiçoamento na França, na Bélgica e no Canadá.

O novo colaborador substitui José Ricardo Alvarez Vianna, que propôs e apresentou o programa de música francesa na UEL FM a partir de maio de 2018. Formado em Direito pela UEL e com mestrado na instituição, Vianna é o  titular da 7a Vara Cível de Londrina. Deixa o Les Belles Chansons por conta de compromissos como coordenador do Núcleo Londrina da Escola da Magistratura do Paraná. A rádio agradece Vianna pela colaboração desses anos – tanto pelo programa como pelo apoio cultural à emissora via Escola da Magistratura. Também dá boas vindas ao novo voluntário.

Reportagem: Patrícia Zanin
Trabalhos Técnicos: Ricardo Lima
Produção: Leiliani Peschiera

Ouça a reportagem que foi ao ar no Boletim “Em Estado de Alerta Contra o Coronavírus”, dia 28/05/2020.

Em seguida, confira a primeira edição da nova temporada do programa, que foi ao ar neste domingo: