Vidas Negras Importam: conheça os depoimentos colhidos por Alexsandro Eleoterio, primeiro cotista negro da UEL a defender uma tese de doutorado

Em 2018, Alexsandro Eleoterio Pereira de Souza foi o primeiro cotista negro da UEL a defender uma tese de doutorado na própria instituição. Seu trabalho, intitulado “As políticas de ação afirmativa no contexto acadêmico: influências das cotas raciais na Universidade Estadual de Londrina”, estudou o impacto das políticas de ações afirmativas sob a perspectiva dos próprios cotistas. Alexsandro entrevistou dois coletivos de estudantes negros, dos cursos de Medicina e Psicologia.

Conheça alguns depoimentos colhidos:

Tais materiais foram transmitidos na época pela rádio UEL FM. Entretanto, suscitamos novamente a discussão em solidariedade ao movimento antirracista e aos protestos que vêm ocorrendo após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, e também às famílias brasileiras que sofrem diariamente com a impunidade de um extermínio estrutural.

Deixamos aqui as palavras do Doutor Alexsandro Eleoterio Pereira de Souza, portanto:

“Desconsidera-se deste modo os privilégios socioeconômicos e culturais herdados por um passado/presente eurocêntrico, racista, machista e no qual a exploração da força de trabalho dos menos abastados é tida como essencial. Como sintoma desta realidade, diante da competição afim da alocação em postos sociais distintos, aqueles sujeitos pertencentes às elites, e mesmo parte dos indivíduos pertencentes a grupos socialmente oprimidos, acreditam que todos têm as mesmas oportunidades e que devem ser tratados como iguais na arena pública. Isto posto, compreende-se que alterar essa realidade não se dá sem contundente resistência.”

Para ajudar de maneira efetiva, clique aqui.